FAQ - Doações

lupa

Doações de Sangue 

Qual o local e horário de funcionamento do Banco de Sangue?

O Banco de Sangue, do Hospital Sírio-Libanês Bela Vista, localizado no 3ºsubsolo do Bloco C, funciona de segunda a sábado, das 7h às 16h, exceto feriados. O estacionamento é gratuito para doadores e a coleta não precisa ser agendada.

Quem pode doar sangue?

Para a segurança e saúde de todos, alguns requisitos básicos são exigidos para a doação de sangue:

  • Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de pai e mãe, ou responsável legal, ambos portando documento oficial com foto. Para a primeira doação, são aceitos candidatos de no máximo 60 anos.

  • É preciso ter peso superior a 50 kg.

  • Portar documento oficial com foto (RG, Carteira de Habilitação, Passaporte ou Carteira Profissional).

  • Ter evitado bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.

Quais são os impedimentos definitivos para doação?

  • Hepatite após os 11 anos de idade.

  • Ter contraído Doença de Chagas, Malária, Sífilis, HTLV, hepatite B, C e HIV.

  • Uso de drogas ilícitas e injetáveis.

Quais são os impedimentos temporários para doação?

Caso se enquadre em alguma situação descrita a seguir, você estará impedido temporariamente de doar sangue:

  • Estar gripado, com mal-estar ou herpes.

  • Estar grávida ou amamentando há menos de 12 meses.

  • Ter sido submetido a endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses.

  • Ter realizado procedimentos cirúrgicos (o intervalo que deverá ser aguardado para a doação dependerá do tipo de cirurgia).

  • Ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses.

  • Ter piercing há 6 meses. Em caso de piercing em cavidade oral ou genital, é permitido a doação 12 meses após a retirada dos mesmos.

  • Ter realizado tratamentos dentários nos últimos três dias.

  • Vacinação recente (o intervalo que deverá ser aguardado para a doação dependerá do tipo de vacina).

  • Ter sido exposto a situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis no último ano como múltiplos parceiros (as) sexuais , sexo em troca de dinheiro ou drogas, ter feito sexo com pessoa portadora de HIV, hepatite B, C, outras doenças sexualmente transmissíveis, ter sido vítima de violência sexual e ter estado preso.

  • Ter diabetes com necessidade de uso de insulina.

  • Estar em tratamento de epilepsia.

  • Antecedentes de viagens nacionais e internacionais, uso de medicações e outras situações específicas serão avaliados na triagem clínica.

Com que frequência posso doar sangue?

Para os homens é preciso haver um intervalo de 60 dias entre as doações, com no máximo quatro doações ao ano. Para as mulheres o intervalo é de 90 dias, sendo aceitas três doações ao ano.

Como funciona a doação de sangue no Sírio-Libanês?

Essas são as etapas da doação de sangue no Hospital Sírio-Libanês Bela Vista:

  • O processo tem início com sua visita ao Banco de Sangue ou com o preenchimento do formulário on-line. Neste caso, a atendente entrará em contato para agendar dia e hora para a doação.

  • Ao chegar, você é recebido por um profissional da recepção, que solicitará um documento oficial de identificação com foto (RG, Carteira de Habilitação, Passaporte ou Carteira Profissional).

  • Você é então encaminhado para entrevista individual na sala da Triagem Clínica. Lá, responde a um questionário para assegurar que preenche todas as condições para a doação. Esta fase é crucial para identificar candidatos inaptos devido ao risco da janela imunológica.

  • São examinados sinais vitais, como temperatura, pulso, pressão arterial e hemoglobina.

  • Aprovado, você é encaminhado à sala de coleta para realizar a doação de sangue total ou de plaquetas, a qual é realizada por meio da doação automatizada.

  • Ao iniciar a coleta, serão retiradas amostras de sangue para a realização da tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina e os testes sorológicos para as seguintes doenças transmissíveis por sangue: HIV, HTLV, hepatite B, hepatite C, sífilis e doença de Chagas.

  • O ciclo da doação se encerra com um lanche balanceado, que garante o seu bem-estar após a coleta, fornecido pelo Hospital.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3394-5260, Whatsapp: (11) 96859-9699 e (11) 99340-0571 ou pelo e-mail: clubededoadores@ihsl.com.br
No Hospital Sírio-Libanês Brasília as doações devem ser realizadas no nosso parceiro – Hemoclínica.

Doações 

Como faço para doar e contribuir com as iniciativas do Sírio-Libanês?

A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês nasceu do espírito de solidariedade e os doadores têm papel fundamental para seguirmos com nosso propósito de construir uma sociedade mais justa e fraterna. Você pode doar qualquer quantia em valor, produtos, apoiar um projeto específico ou doar créditos das suas Notas Fiscais Paulistas. Para saber mais detalhes, acesse Doações ou envie um e-mail para investimentosocial@hsl.org.br .
Ao se tornar um Doador, você contribui diretamente com a missão de ampliar nossa atuação nas áreas de assistência, ensino e pesquisa, inovação e compromisso social.

Como saber o que foi feito com o valor da minha doação?

No momento da doação você pode escolher doar para uma ou mais iniciativas, de acordo com a sua preferência. Cada iniciativa tem seus projetos e prazos de implantação, o doador receberá um relatório de prestação de contas no momento de conclusão destes projetos e, durante este intervalo, qualquer dúvida basta nos contatar InvestimentoSocial@hsl.org.br

Quais são os meios de pagamento das doações?

Para doação de pessoa física, recebemos por meio de:

  • Cartões de crédito: Visa, MasterCard, Amex, Elo e Hipercard.
  • Cartão de débito: MasterCard e Visa.

Posso doar meus cupons fiscais para o Sírio-Libanês?

Sim, você pode ajudar o Sírio-Libanês doando o crédito das suas Notas Fiscais Paulistas. A doação poderá ser feita pelo cadastro automático do CPF, indicando a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês como entidade beneficiada. Saiba mais.

O Sírio-Libanês aceita doações de produtos ou serviços?

Empresas, fundações ou institutos também podem apoiar os projetos sociais e institucionais do Sírio-Libanês com doações financeiras, de produtos ou serviços. Para mais detalhes, entre em contato com nossa área de Investimentos Sociais pelo e-mail InvestimentoSocial@hsl.org.br ou pelo telefone (11) 3394-0469, de 2ª a 6ª, das 8h às 18h, exceto feriados.

É seguro doar online?

Nosso site utiliza um Certificado Digital SSL e está em conformidade coma Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o que garante a autenticidade e segurança da página, e permite que todas as informações trocadas com nossos servidores sejam criptografadas. O Hospital Sírio-Libanês não compartilha os dados dos doadores com terceiros. Todos os dados que são inseridos em nosso site são para uso exclusivo da organização.

Confira a nossa política de privacidade e os termos de uso do site.

Receberei Nota Fiscal pela minha doação?

Não, pois doações não geram emissão de Nota Fiscal. Mas, enviaremos um recibo eletrônico para o seu e-mail com todos os detalhes da sua doação.

Como acesso meus recibos de doação?

Você receberá por e-mail o recibo de sua doação. Além disso, poderá acessar os detalhes de todas as suas doações na área do doador, ao fazer o login no nosso Portal de Doações. Clique em “Sou doador”, faça seu login e selecione “Doações”.

Minha doação tem algum tipo de dedução fiscal?

As doações feitas a Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês não têm efeito para dedução no Imposto de Renda Pessoa Física, sem previsão legal conforme a Lei 9.250, em vigor desde 01/01/1996.