FAQ - Médico

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Sobre o 

Hospital Sírio-Libanês

Quais são os formatos de vínculo com a instituição?

Corpo clinico aberto
É aprovado pela comissão de credenciamento e pode internar e fazer cirurgias nos pacientes, vinculados a seu próprio nome.

Assistente
É indicado por médicos do corpo clínico aberto e fará parte de suas equipes. Seu cadastro é autorizado pela governança clínica, mas não pode internar ou fazer cirurgia de pacientes em seu nome. Se deixar de atuar na equipe do titular, perde o vínculo com a Instituição.

Autorização especial
Cadastro para médicos que não fazem parte do corpo clínico e têm interesse em utilizar as instalações do Sírio-Libanês com seus pacientes. Essa autorização deve ser feita para cada atendimento ou paciente.

Terceiro
Médico que presta serviço, por exemplo: médicos da endoscopia, colonoscopia, radiologias, ressonância magnética, ultrassom, entre outros. Quando o contrato com a Instituição é encerrado, o médico perde seu vínculo de cadastro.

CLT
Mesmos benefícios que corpo clínico aberto, perde o vínculo após desligamento.

Qualquer uma das classificações acima pode solicitar cadastro para corpo clínico aberto, desde que tenha mais de 2 anos de formação na especialidade.

Não faço parte do corpo clínico, como faço para participar da cirurgia do meu paciente?

Se você ainda não é membro do nosso corpo clínico, preencha o formulário de autorização especial e guarde o número do protocolo para consultar o andamento da solicitação. O retorno é em até 48h.

Como faço para fazer parte do corpo clínico?

Entre em contato com o SAM - Serviço de Apoio ao Médico. São Paulo e-mail: sam@hsl.org.br telefone 3394-1000. Brasília e-mail: sambrasilia@hls.org.br telefone (61) 3044-8888.

Sou assistente e quero fazer cirurgia no meu paciente, como devo proceder?

Médico assistente não pode internar ou realizar procedimento em seu próprio nome, por isso é preciso preencher o formulário de autorização especial e guardar o número do protocolo para consultar o andamento da solicitação. O retorno é em até 48h.

Não sou médico do corpo clínico e quero internar meu paciente, o que faço?

Se você ainda não é membro do nosso corpo clínico, preencha o formulário de autorização especial e encaminhe para o e-mail sam@hsl.org.br,  junto com os documentos necessários. O retorno é em até 48 horas.

Meu crachá não está acessando o estacionamento

Entre em contato com o SAM através do nosso canal digital pelo Whatsapp Samia +55 11 95305-6856 e siga o passo a passo.

Meu crachá não está acessando portas e catracas

Entre em contato com o SAM através do nosso canal digital pelo Whatsapp Samia +55 11 95305-6856 e siga o passo a passo.

Como cadastrar os membros da minha equipe, por exemplo: instrumentador, fisioterapeuta, nutricionista, entre outros?

Para cadastrar a sua equipe é necessário que o profissional preencha o formulário de equipe multidisciplinar e guarde o número do protocolo para consultar o andamento da solicitação.

Os documentos necessários são:

  • Cópia simples do certificado de formação na área específica (instrumentação, enfermagem, outros);
  • Carta de apresentação da empresa ou do médico titular da equipe;
  • Cópias simples RG e CPF;
  • Uma foto 3X4, com fundo branco.

Qual a melhor forma de solicitar um orçamento de um procedimento particular?

Para solicitar orçamentos entre em contato pelo e-mail central.orcamentos@hsl.org.br

Eu posso utilizar os consultórios do 4º andar do bloco E – Núcleos?

Nem todos os médicos podem utilizar os consultórios. Para utilizar os consultórios é necessário ser membro do núcleo de especialidades.

Como faço para me tornar membro do Núcleo de Especialidades?

Para ser membro dos Núcleos de especialidades, você deve fazer a solicitação por escrito ao coordenador do Núcleo e ao diretor de Governança Clínica. Se não souber quem ocupa esses cargos, entre em contato com o SAM e poderemos auxiliá-lo.

Qual a minha classificação na Comunidade Médica (CM)?

A sua classificação na Comunidade Médica está disponível no Portal do Médico, na opção "Comunidade Médica".

Quais os benefícios de estar classificado na comunidade médica (CM)?

Os médicos da CM tem como benefício descontos em exames internações, procedimentos e vacinas, no Sírio-Libanês para si próprio e dependentes.

Como deve excluir ou inserir membros na minha equipe?

Para inclusão solicitar que o membro da equipe acesse o link https://sam-web.hsl.org.br/ e preencha os dados necessários. Pra exclusão enviar e-mail para sam@hsl.org.br (São Paulo) e sambrasilia@hsl.org.br (Brasília)

Sobre o 

Portal do Médico

Onde posso acessar os resultados de exames dos meus pacientes no Portal do Médico?

Tanto os médicos do corpo clínico quanto os médicos não cadastrados podem acessar os exames dos seus pacientes no Portal do Médico. A informação fica na página principal, na aba “Resultados de exames”. Caso não seja do nosso corpo clínico, efetuar cadastro no Portal do Médico, na aba “Não possuo login ou senha “. Seu login e senha serão enviados por e-mail, em até 48h.

Qual é a documentação necessária para me cadastrar no Portal do Médico, uma vez que não sou membro do corpo clínico?

Para efetuar o cadastro é preciso informar o seu número de CRM, nome completo, número do CPF, RG e endereço e inserir uma cópia do CRM. Uma conferência será feita pela equipe do SAM e, em até 48h, você receberá o seu login e senha por e-mail. Caso haja alguma inconsistência com os dados, o SAM entrará em contato para verificação.

Onde faço agendamentos de cirurgias e internações no Portal do Médico?

Somente os médicos do corpo clínico têm acesso a essa funcionalidade no Portal do Médico. A informação está disponível na aba principal “Agendamento, Cirurgias e Internações”. Caso você não faça parte do nosso corpo clínico, entre em contato com o SAM.

Sobre o SAM 

Serviço de Apoio ao Médico

Posso solicitar a visita da equipe do SAM ao meu consultório?

Sim. Todos os médicos do corpo clínico do Sírio-Libanês podem solicitar uma visita do SAM ao seu consultório. A solicitação deve ser feita pelo e-mail sam@hsl.org.br ou no (11) 3394-1000. Nessa visita, uma pessoa treinada da equipe irá explicar como usar as ferramentas digitais, navegar nos sistemas internos e os principais serviços de apoio que a área oferece.

Equipes de retaguarda 

e honorários médicos

O Sírio-Libanês dispõe de equipes de retaguarda? Como faço para acioná-las, caso precise indicar um especialista para um paciente?

Sim. O hospital dispõe de equipes médicas de diferentes especialidades que podem ser acionadas a qualquer momento para avaliação no pronto-atendimento e/ou acompanhamento durante a internação, se necessário. Para acioná-las, é necessário entrar em contato com a central de acionamento da Retaguarda, através do telefone: 11 3394-1000, opção 2.

Como é feito o pagamento para as equipes de retaguarda?

Quando cobertos pelo plano de saúde, os honorários médicos referentes a Consultas de Pronto Atendimento, visitas hospitalares e procedimentos são pagos diretamente pelas operadoras ao Sírio-Libanês, que, então, repassa ao médico.

Pacientes exclusivamente particulares ou sem cobertura de honorários médicos pela sua operadora de saúde que forem internados aos cuidados das equipes de retaguarda recebem a cobrança de honorários médicos referente às consultas de pronto atendimento e visitas hospitalares na sua conta hospitalar emitida pelo Sírio-Libanês (conforme tabela institucional). Já os honorários referentes a procedimentos médicos devem ser negociados e pagos diretamente às equipes médicas, sem intermediação do hospital.

Se o paciente que estou atendendo pela retaguarda, optar por acionar um médico próprio durante a internação, como ficam os honorários de ambos?

Durante uma internação aos cuidados de equipe de retaguarda em que se deseje avaliação de médico próprio (solicitada pelo paciente ou por seu responsável), os honorários de todos os médicos envolvidos no cuidado, a partir desta avaliação, são cobrados diretamente do paciente na modalidade particular. O Hospital Sírio-Libanês, neste caso, não intermediará quaisquer negociações financeiras relativas a esses honorários.

Como devem ser cobrados os meus honorários aos pacientes particulares que estão sob meus cuidados?

Pacientes internados aos cuidados de médicos próprios, independente de terem cobertura dos recursos hospitalares por suas operadoras ou seguradoras de saúde, devem tratar os honorários de forma individual com estes profissionais, não competindo ao Sírio-Libanês quaisquer intermediações sobre estas negociações ou pagamentos.

Em caso de dúvidas em relação ao pagamento de honorários, onde posso me consultar?

Se ficar com dúvidas, consulte o setor de honorários médicos no piso térreo do bloco E ou por telefone 11 3394-5497/4280/5211/5499 ou pelo e-mail - honorarios.medicos@hsl.org.br